Naquele momento essas tecnologias de medição de audiência ainda exigiam demais dos recursos computacionais e os projetos ficavam excepcionalmente caros até mesmo em redes pequenas ou de alto valor. Não a toa a Intel, que se beneficiaria da necessidade de CPUs mais poderosas, investia nessa visão. Mas a questão não era só essa, estávamos ainda nos primeiros anos do DOOH e os operadores de redes não queriam abrir suas audiências REAIS frente aos números estimados muito maiores que sempre utilizaram.
Mas a indústria amadureceu. O DOOH, que há 20 anos cresce acima da média dos outros meios, se tornou uma verdadeira potência e indispensável no mídia mix das marcas. Nesse período, recursos computacionais avançados tornaram-se mais acessivéis. Vimos o online superar a dominação da TV, sobretudo pois apresentou métricas e formas de acioná-las completamente novas e sem precedentes nas mídias tradicionais.
Além do mais, a recente pandemia trouxe a necessidade de repensar a forma como a mídia é apresentada e comercializada. Modelagens de circulação pré-pandemia, por exemplo, certamente não refletem os atuais volumes ou as novas dinâmicas de movimentação fora de casa das pessoas.
Em recente debate no comitê de métricas da ABOOH, o tema foi trazido a tona em uma apresentação do MapaOOH. Uma das questões fundamentais para a continuada expansão da indústria diz respeito a transparência e credibilidade de métricas, visto que mesmo o significado detalhado do termo “impacto” não é inteiramente compreendido por vendedores e anunciantes. Empresas que entregam dados de fluxo estimado como sinônimo de impactos estão em um lado do espectro, com números geralmente inflacionados, e no outro lado as que usam variadas tecnologias de modelagem (como VAC) e medição (como visão computacional ou wifi) por vezes apresentam números de impactos subestimados, pois as tecnologias invariavelmente têm limitações de cobertura e captação. O resultado é que duas empresas com painéis em localidades com a circulação idêntica ou muito similar, podem apresentar dados bastante diferentes sobre impactos. Nem sempre o número maior no menor CPM é realmente garantido de oferecer a melhor audiência. Muitas vezes simplesmente se referem a medidas diferentes.
A RZK Digital, com painéis de LED oferecendo cobertura completa em 10 terminais de ônibus urbanos de alto fluxo em São Paulo, e expansão iniciada para mais de 30 novos terminais, oferece, para as marcas que anunciarem na Black Friday e adquirirem pacotes para a expansão, impactos garantidos em tempo-real e transparência completa a partir da utilização de sistemas de visão computacional anônimos como sua ferramenta primária de medição de audiência.
Essa capacidade possibilita ROI extraordinário para as marcas, ampliando as possibilidades criativas. Envolve:
- Impactos precisos: Somente pessoas que efetivamente visitaram os terminais no momento da veiculação das campanhas são contabilizadas.
- Entrega confiável da campanha: Os números de impactos contratados são entregues de maneira garantida com uma margem de +/- 10%. Se estiver na parte baixa desse limiar, a RZK bonifica a diferença para o anunciante para a semana seguinte ou veiculação futura.
- Full Metrics: Para muito além de impactos e inserções, a RZK entrega um conjunto completo de métricas omnichannel que inclui audiência líquida, visualizações concluídas, alcance e frequência.
- Ambientes com elevada fatia de voz: O Grupo RZK opera a publicidade nos terminais, o que cria um ambiente “brand-safe” para a veiculação.
- Direto ou programático: Conectada as principais DSPs globais, o modelo é oferecido por canais programáticos ou por venda direta, sempre com apoio das equipes comerciais e de dados da RZK.
Nesses ambientes offline e brand-safe, a RZK oferece métricas essenciais com capacidades de otimização do mundo online. Mais de 50 marcas líderes nacionais desde varejo, streaming, serviços financeiros ou operadoras de telecomunicações anunciaram na RZK no último ano. A partir de um significativo investimento em ad-tech, a RZK é pioneira em oferecer Full Metrics e audiências garantidas no Brasil.
A entrega de audiência garantida é uma demanda do mercado para o crescimento do setor internacionalmente há mais de uma década. O Brasil se posiciona no caminho do protagonismo global no uso de tecnologia, métricas transparentes e privacidade para o DOOH.
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