A Intel adquiriu recentemente a Canadense Cognovision - empresa especializada em sistemas de medição de audiência. O mais interessante, como o próprio nome da empresa sugere, é que os sistemas de medição são baseados em uma plataforma de visão computacional. A integração com o Digital Signage é bastante natural.
Em 2008 relatamos um prêmio conferido a uma solução de ponta de gôndola utilizando a tecnologia da Cognovision. Nesse caso a solução é utilizada para reconhecer o sexo e faixa etária de quem se posiciona em frente a tela. O sistema responde exibindo conteúdo feito para a característica de cada perfil de audiência.
Empreendedores passaram a vislumbrar um modelo comercial de anúncios pago por cada exibição do conteúdo. Seria algo análogo a um "pay per click" do universo online para o digital signage.
Modelos inovadores como esse certamente vão gerar muitas oportunidades. De imediato, a medida que expande nossa fatia no mercado publicitário, anunciantes passam a exigir cada vez mais credibilidade de nossas "métricas". Nesse caso a principal questão são os custos necessários na realização de diversas pesquisas pelos operadores de redes. Novas tecnologias auditadas "da caixa" vem como a solução para aqueles atrás dos grandes anunciantes.
Em linha gerais, métricas para digital signage dizem respeito a três níveis distintos:
- Comprovação de entrega dos anúncios
Requer sistemas de relatórios auditados ligado ao software, como os atualmente utilizados pela Elemidia e clientes da BroadSign.
- Comprovação de audiência
A OVAB (atual DPAA), estabeleceu uma definição para o termo "audiência" quando usado pelo digital signage. A questão é que não há um processo formal de certificação, as empresas devem contratar suas respectivas empresas de pesquisa e apresentar sua metodologia. Aí é que entra os sistemas de medição de audiência. O sistema da Cognivision é compatível com os o "Audience Metric Guidelines" da DPAA (OVAB).
- Retorno no investimento / objetivos
Não entraremos nesse tema hoje..
Para saber mais sobre métricas, recomendo esse paper..
Em Fevereiro de 2009 a Cognovision realizou uma primeira integração com uma plataforma de Digital Signage.
Na prática, sistemas dessa natureza ainda não decolaram, acredito, sobretudo devido aos custos elevados do software ou mesmo de caras câmeras especiais. As câmeras vem se solucionando a medida que webcams, com conjuntos óticos e captação de imagem cada vez mais decentes, passam a poder ser incorporadas em diversas situações de luminosidade.
A entrada da Intel certamente buscará a viabilização da mensalidade com projetos em larga escala. É de se esperar que tenhamos notícias nos próximos meses de projetos "showcases" dessa tecnologia.
A negociação foi por algum valor entre $17-25 milhões de USD, cifra relativamente baixa para a gigante Intel, acostumada com aquisições na ordem de algumas centenas de milhões. Conheço um dos principais executivos da Cognovision e sei que a empresa do subúrbio de Toronto investiu bastante para o desenvolvimento da tecnologia - ainda assim, acredito que é razoável dizer que essa é uma empresa que lucrou com o mercado de digital signage.
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