Pular para o conteúdo principal

Elemidia eleva o nível da discussão sobre métrica no Brasil

Ontem foi divulgado o resultado da auditoria da PricewaterhouseCoopers sobre o sistema de publicação da Elemídia. Esse é um importante passo não somente para a Elemidia como para toda a nossa indústria, ao elevar a discussão da métrica e confiabilidade dos sistemas de DOOH (Digital Out-of-Home).

Ainda hoje algumas das principais empresas no segmento são sujeitas a fornecer "foto checking" ou outros métodos herdados de outros meios para comprovar a veiculação. Com a chancela de uma auditoria e toda a divulgação da Elemidia, elevamos a discussão junto aos anunciantes ao promover a credibilidade dos relatórios de exibição e torná-los o documento padrão. O efeito no médio-longo prazo será que os grandes compradores de mídia passarão a exigir esse nível de credibilidade de todos operadores de redes de mídia DOOH.

Empresas como a Accent Health operam 12 mil clínicas no exterior. A Neo Advertising tem em torno de 150 mil telas na Europa e EUA. Imagine se houvesse a necessidade do foto-checking? Isso tornaria a indústria inviável. Essas empresas comprovam suas veiculações através de relatórios que foram também sujeitos a auditoria.

Com essa manobra a Elemidia credibiliza seu software e se posiciona a frente de todas as empresas que utilizam softwares proprietários (feitos dentro da própria empresa) ou mesmo de softwares internacionais que não são especializados para mídia e não foram auditados.

Minha opinião é naturalmente tendenciosa, por trabalhar na empresa que fornece a principal plataforma internacional de software para redes com comercialização de mídia. Acredito que em um mercado nascente como é o DOOH, onde recursos ainda são escassos, um investimento desse porte é mais uma indicação de que desenvolver software dentro da própria empresa tira recursos valiosos do objetivo real do negócio. Recursos que poderiam ser alocados para conquista de novos mercados e em vendas.

Em Janeiro de 2008 a BroadSign realizou uma primeira parceria com a Arbitron, segunda maior empresa de pesquisa do mundo (depois da Nielsen..), aferindo 100% de compatibilidade entre os relatórios gerados pelo sistema e o que foi exibido nas telas. Dessa forma, qualquer empresa que utiliza a plataforma BroadSign pode se calcar nesse fato e oferecer um relatório auditado e de credibilidade. Essa parceria com a Arbitron será estendida e clientes BroadSign terão benefícios adicionais a partir de 2010.

É admirável ver que a Elemidia mais uma vez eleva a discussão em nossa indústria e dá mais um importante passo para o amadurecimento do meio e reconhecimento junto ao mercado comprador de mídia.

Comentários

TOTTALMARKETING disse…
Credibilidade e confiança é isso que as relações comerciais precisam construir de um modo sólido e isto só se faz confiando e criando meios próprios de auditagem e o melhor deles é a mensuração de resultados.
A Elemidia é efetivamente uma midia alternativa que está nos lugares certos para se fazerem vistas e é lógico evidente que o seu maior objetivo é se fazer vista.
Esse é o seu principal argumento para provar o pporque do seu ToTTal Sucesso.
Roberto Pires
ToTTal Marketing
Yuri Berezovoy disse…
Obrigado Roberto. De fato a Elemídia segue sempre bastante agressiva e inovadora, contando com alguns dos melhores profissionais do mercado para manter essa posição.
Chamar a atenção para a confiabilidade dos relatórios nos ajuda a todos, uma vez ainda há muita comparação de metodologias de checking com outros meios mais tradicionais.

Postagens mais visitadas deste blog

  🚀 Navegando as Ondas Transformadoras das Métricas de DOOH 🚀   No dinâmico universo da publicidade, a constante é a mudança, mas os recentes avanços na evolução das métricas de Digital Out-of-Home (DOOH) tem sido uma verdadeira revolução. Nos últimos poucos anos testemunhamos mais transformações do que nas duas décadas anteriores combinadas. A mudança na forma de comprar DOOH em silos para uma integração dessas redes em estratégias omnichannel tem sido um divisor de águas. Enquanto a indústria abraça essa mudança, surge uma nova proposta de valor, impulsionada por dados e métricas.   Para anunciantes e publishers DOOH, essa transição traz oportunidades e desafios instigantes. Após 20 anos de pioneirismo na indústria DOOH e atualmente na posição de head de ad-tech na RZK Digital, um publisher DOOH na liderança da transformação digital e pDOOH no Brasil, aqui estão alguns dos nossos aprendizados recentes para contribuir com essa discussão global.   ...

Audiência Garantida, o que significa e por que é relevante para sua marca e para o DOOH?

Há quase 15 anos atrás me lembro de visitar um  DSE   em Las Vegas e me deparar pela primeira vez com sistemas de visão computacional para o mercado de digital signage. Havia a então novata francesa Quividi que acabara de inovar com   tecnologia de visão computacional anônima   e nessa feira trazia soluções de interatividade baseado em câmeras. No stand da Intel, sempre badalada nesses eventos, havia uma tecnologia similar chamada Cognovision. O que uma startup como a Quividi e uma líder mundial como a Intel nos apresentavam era a noção de que as marcas pagariam por audiências reais ao invés de audiências estimadas. Naquele momento essas tecnologias de medição de audiência ainda exigiam demais dos recursos computacionais e os projetos ficavam excepcionalmente caros até mesmo em redes pequenas ou de alto valor. Não a toa a Intel, que se beneficiaria da necessidade de CPUs mais poderosas, investia nessa visão. Mas a questão não era só essa, estávamos ainda nos primeiro...

O DOOH programático como meio premium em contextos omnichannel, impulsionado por dados e audiências segmentadas.

Na semana passada o IAB Australiano lançou sua versão atualizada do Attitudes to DOOH 2022 Report . O relatório apresenta resultados de uma pesquisa com 530 profissionais de publicidade entre agências, marcas e fornecedores de tecnologia desse país que é uma das principais referências da atualidade em DOOH programático (pDOOH). Nos fornece uma boa visão das tendências que rumam em nossa direção num prazo relativamente curto.   Algumas das principais estatísticas e conclusões: - 83% das agências já utilizaram pDOOH e 48% fazem uso regularmente. - Utilização de dados e segmentação, flexibilidade no formato de compra e relevância contextual dos ambientes foram os principais motivadores para utilizar pDOOH esse ano. - Impactar com ações diretas cresceu de 17% para 30% desde o relatório do ano anterior.   Em relação a métricas enxergamos que o DOOH está de fato inserido no contexto omnichannel ao compatibilizar seu sistema de métricas de maneira multiplataforma. Quand...