Imagine se os pontos de ônibus da sua cidade permitissem você acessar a Internet, responder e-mails, compartilhar informações com a comunidade local, ou até mesmo checar as condições da qualidade do ar? E talvez, melhor ainda, se ele pudesse informar a localização exata do ônibus que você esta esperando?
Os engenheiros e arquitetos do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveram esta idéia e apresentaram seu design durante o Il Genio Fiorentino, evento anual que acontece em Florença, Itália. Batizado de EyeStop e desenvolvido pelo MIT SENSEable City Lab, em parceria com o departamento de transito de Florença, o EyeStop literalmente espanta o tédio de esperar por um ônibus, e além disso, revela o design em potencial que está por vir no futuro dos transportes urbanos.
Em resumo, o projeto consiste em uma estrutura coberta com telas e tinta (e-INK) sensíveis ao toque, bem como uma série de sensores ultra modernos. Os usuários poderão planejar itinerários em um mapa interativo, navegar na web, verificar as condições atuais e a previsão do tempo, interagir com seus aparelhos portáteis, etc. Além de toda interatividade co o público, o abrigo em si será capaz de carregar suas baterias por meio da energia solar e também trocar informações com os demais pontos da cidade.
Artigo produzido com informações da digitalsignageexpo.net.
Comentários