Pular para o conteúdo principal

Chrome OS, bomba na Microsoft. E para nós, muda algo?


A notícia de lançamento do Chrome OS deve estar chegando como uma bomba na Microsoft, o maior alvo do Google nesse lançamento.

A maioria dos netbooks por aí vem com o Windows XP, um sistema com 8 anos de uso. O Google fez uma plataforma totalmente voltada para web, sobre uma plataforma open-source e que vai rodar não somente nos procesadores x86 mas também nos processadores ARM. O Gooogle fez acordos de OEM com a HP, Acer, Asus e Dell.

O que o Google fez com o Chrome OS, basicamente foi fazer um sistema operacional sem ter que fazer um - bastando montar sua interface web sobre uma plataforma aberta já existente (o kernel Linux). De certa forma é um recado semelhante que passo ao mercado de mídia DOOH sobre software - buscar plataforma abertas e não re-inventar a roda com muito desenvolvimento proprietário, sobretudo se o objetivo primário da empresa não for ser uma empresa de software.

Naturalmente que esperamos uma resposta da Microsoft no Windows 7. Toda essa euforia foi relatada nos principais meios de comunicação técnico do mundo essa semana.

E para nós, isso tem algum impacto? O Chrome OS pode mudar alguma coisa para nossas operações? Vamos olhar além da euforia e entender por que o Chrome OS não terá nenhum impacto como sistema operacional para Digital Signage Players:

- O Chrome na verdade não é um novo sistema operacional, mas sim o browser Chrome funcionando como interface de usuário sobre o Linux. Algumas distribuições como Moblin (moblin.org) já vem fazendo isso faz algum tempo.

- Não há vantagens financeiras para os operadores de redes. Se você já utiliza um software que funciona com Linux, o custo do sistema operacional será grátis em ambos os casos.

- O principal alvo do Chrome OS serão os netbooks através de parcerias OEM. Tipicamente as placas de vídeo de netbooks são bastante restritas, ao contrário, por exemplo, do que acontece com os nettops.

- Todas as aplicações vão rodar na internet e portanto não será possível instalar uma aplicação local que utilize recursos do PC.

Resumindo, acredito que o Chrome OS será totalmente inadequado como um sistema operacional para Digital Signage.

Nesse sentido, como um desenvolvedor, minha atenção estaria bem mais voltada a suporte para o Windows 7.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  🚀 Navegando as Ondas Transformadoras das Métricas de DOOH 🚀   No dinâmico universo da publicidade, a constante é a mudança, mas os recentes avanços na evolução das métricas de Digital Out-of-Home (DOOH) tem sido uma verdadeira revolução. Nos últimos poucos anos testemunhamos mais transformações do que nas duas décadas anteriores combinadas. A mudança na forma de comprar DOOH em silos para uma integração dessas redes em estratégias omnichannel tem sido um divisor de águas. Enquanto a indústria abraça essa mudança, surge uma nova proposta de valor, impulsionada por dados e métricas.   Para anunciantes e publishers DOOH, essa transição traz oportunidades e desafios instigantes. Após 20 anos de pioneirismo na indústria DOOH e atualmente na posição de head de ad-tech na RZK Digital, um publisher DOOH na liderança da transformação digital e pDOOH no Brasil, aqui estão alguns dos nossos aprendizados recentes para contribuir com essa discussão global.   ...

Audiência Garantida, o que significa e por que é relevante para sua marca e para o DOOH?

Há quase 15 anos atrás me lembro de visitar um  DSE   em Las Vegas e me deparar pela primeira vez com sistemas de visão computacional para o mercado de digital signage. Havia a então novata francesa Quividi que acabara de inovar com   tecnologia de visão computacional anônima   e nessa feira trazia soluções de interatividade baseado em câmeras. No stand da Intel, sempre badalada nesses eventos, havia uma tecnologia similar chamada Cognovision. O que uma startup como a Quividi e uma líder mundial como a Intel nos apresentavam era a noção de que as marcas pagariam por audiências reais ao invés de audiências estimadas. Naquele momento essas tecnologias de medição de audiência ainda exigiam demais dos recursos computacionais e os projetos ficavam excepcionalmente caros até mesmo em redes pequenas ou de alto valor. Não a toa a Intel, que se beneficiaria da necessidade de CPUs mais poderosas, investia nessa visão. Mas a questão não era só essa, estávamos ainda nos primeiro...

O DOOH programático como meio premium em contextos omnichannel, impulsionado por dados e audiências segmentadas.

Na semana passada o IAB Australiano lançou sua versão atualizada do Attitudes to DOOH 2022 Report . O relatório apresenta resultados de uma pesquisa com 530 profissionais de publicidade entre agências, marcas e fornecedores de tecnologia desse país que é uma das principais referências da atualidade em DOOH programático (pDOOH). Nos fornece uma boa visão das tendências que rumam em nossa direção num prazo relativamente curto.   Algumas das principais estatísticas e conclusões: - 83% das agências já utilizaram pDOOH e 48% fazem uso regularmente. - Utilização de dados e segmentação, flexibilidade no formato de compra e relevância contextual dos ambientes foram os principais motivadores para utilizar pDOOH esse ano. - Impactar com ações diretas cresceu de 17% para 30% desde o relatório do ano anterior.   Em relação a métricas enxergamos que o DOOH está de fato inserido no contexto omnichannel ao compatibilizar seu sistema de métricas de maneira multiplataforma. Quand...