Fonte: ABDOH (20/05/2009)
A ABDOH – Associação Brasileira de Mídia Digital Out-of-Home – realizou ontem, 19, em São Paulo, um seminário para o meio publicitário sobre o tema. Brian Dusho, membro do board da Out Of Home Vídeo Advertising Bureu (OVAB) na Europa e do comitê de padrões e pesquisa (Standards and Research Committee) na OVAB dos Estados Unidos, deu início ao evento e apresentou exemplos de como o setor tem crescido no mercado norte-americano, quais os reais desafios e oportunidades, além de traçar um cenário para a expansão desta indústria nos próximos anos.
Com um mercado estimado em mais de U$ 2 bilhões nos EUA e uma das mais altas taxas de crescimento no mundo, Dusho acredita que o mercado de mídia digital out-of-home atinge com maior eficácia o consumidor atual que passa cada vez menos tempo em casa. “As novas possibilidades de publicidade em meios digitais são uma realidade. As mídias tradicionais nem sempre atingem diretamente o consumidor desejado, além de ser uma opção de altíssimo custo para uma audiência hoje muito pequena. A medida de todas as mídias é o público, que nos dias de hoje busca por opções ativas e interativas que ofertem exatamente o que ele procura”, afirma o executivo.
Os resultados da utilização deste tipo de mídia despertam a atenção. Durante um trabalho realizado pela OVAB em outubro do ano passado para a Team Fox, entidade com o objetivo de disseminar informações sobre o mal de Alzheimer e dirigida pelo ator Michael J. Fox, o retorno foi surpreendente.
Nos EUA, esse tipo de mídia segue uma trilha de sucesso e já existem redes trabalhando juntas no desenvolvimento de conteúdo adequado para esse público. “A idéia é interceptar diferentes públicos em seus trabalhos, momentos de lazer e na vida social com uma mensagem que forneça valor”, garante Dusho.
O mais importante conceito da mídia digital out-of-home é a oferta de comunicação dirigida para audiências cativas, como, por exemplo, em monitores instalados em redes de supermercados, shopping centers, postos de gasolina, aeroportos, bares e restaurantes, entre outros. Há ainda programação segmentada para públicos que se encontram em elevadores, ônibus, metrô, trens e consultórios médicos.
Pesquisa Ipsos Marplan mostra alta penetração do Meio no Brasil
A diretora do Ipsan Marplan, Daina Ruttul, apresentou ao público presente a primeira pesquisa realizada pelo instituto sobre o tema no Brasil. Realizada no primeiro trimestre de 2008 na região da Grande São Paulo com mais de 11 mil pessoas, a pesquisa apontou que o assunto mídia digital out-of-home é bem recebido pelo público. 47% dos entrevistados afirmaram que haviam visto ou assistido a esse tipo de conteúdo nos últimos 07 dias. Já 67% garantiram ter essa lembrança nos últimos 30 dias. O acesso ao conteúdo atingiu 46% da classe A/B e 44% da classe C, números que demonstram que a informação pode alcançar diferentes públicos com distintos hábitos de consumo.
Debates
A mesa de debates foi composta pelo moderador Geraldo Leite, além da presença do presidente da ABDOH, Waltely Longo. Participaram ainda Alexandre Cardoso, do Terra, Angelo Franzão, do Grupo de Mídia SP/McCann Erickson, Alexandre Ugadin, Diretor de Mídia da Neogama BBH, Daina Ruttul, do Instituto Ipsan Marplan e Rodrigo Lacerda, Diretor de Marketing Corporativo do Carrefour.
Os participantes reforçaram a importância de disseminar o conhecimento da mídia digital out-of-home sobre o meio publicitário, posicionando-o como uma poderosa ferramenta da construção de marcas de produtos e serviços.
Sobre a ABDOH
A Associação Brasileira de Mídia Digital Out-of-Home foi criada com o objetivo de congregar empresas e profissionais desse importante e crescente segmento da mídia nacional e internacional, além de incentivar as relações entre os associados e o mercado publicitário.
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