Um dos temas recentes mais "quentes" em minhas discussões tem sido a questão dos agregadores de mídia. A integração com mobile marketing foi tema de um post antigo e que também voltou a aparecer nesses debates. Eis que a Adcentricity, um dos principais agregadores de mídia voltada para o mercado digital OOH, anunciou que estará disponibilizando em seu portal a possibilidade de reservar campanhas integrando esses dois meios.
Agregadores de mídia oferecem um serviço para as redes mas principalmente para o mercado comprador de mídia. Sofrem com a falta de padronização atual do segmento, pequena massa crítica e ter que lidar com diversos contratos com operações tipicamente menores do que 100 localidades (excetuando provavelmente as 10 maiores redes do Brasil..). Através de um portal web, software ou um vendedor, o comprador de mídia seleciona o perfil do público que quer atingir e o agregador se encarrega de distribuir os pedidos e padronizar os procedimentos como um ponto único de contato.
Recentemente tenho discutido maneiras de integrar diferentes redes visando não só a agregação da mídia, mas também a automatização do processo desde a reserva da campanha, a geração de PIs, a distribuição e comprovação de exibição - meu objetivo de tornar a mídia digital OOH tão fácil de reservar quanto o Google Ad Words.
A Adcentricity em parceria com a Impact Mobile, empresa especializada em Mobile Marketing, passam a oferecer "uma solução completa de mobile marketing, independente de operadora, para operadores de redes digital out of home e anunciantes".
Existem diversas iniciativas, conforme citado no post anterior. De lá para cá outras empresas também começaram a experimentar, mas sempre que um projeto desse surge a resposta é do tipo "vou me atualizar e volto a falar com você". Ter uma oferta dessas pronta para implementar eleva o potencial dessa união de mídias a outro patamar. Segundo dados fornecidos pela Adcentricity, seu portal agrega 140 mil telas.
Na prática não sei quanto é fácil integrar o mobile entre várias redes com diferentes tecnologias, mas certamente o pessoal da Adcentricity vem se preparando para dar respostas a dúvidas como essas.
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