Tendo acompanhado de perto o esforço da POPAI Brasil em desenvolver o estudo, em andamento, sobre “O Impacto da Sinalização Digital no Ponto-de-Venda (PDV)”, achei interessante comentar sobre o projeto nCap, da Artisan Complete; um sistema para a “ponta de gôndola” dotado de interatividade e algumas interessantes formas de medição. Em particular a solução é simples, no que diz respeito a seus componentes e custo. Acredito que em um futuro próximo veremos muitos projetos por aí com conceito similar.
O “DIGI Awards” vem se tornando um dos prêmios mais reconhecidos na indústria de Digital Signage ao longo dos últimos anos. Em 2008 foram 17 categorias, dando particular ênfase à inovação e criatividade em aplicações diversas, com algumas categorias também voltadas para premiar produtos. O Projeto da Artisan, Broadsign e Cognovision foi o vencedor na categoria “Product, Measuremet/Analytics” (Produto, Medição/Análise).
A nCAPSULE é um totem interativo, para ser colocado no PDV, programável remotamente via internet, oferecendo interatividade através de 5 botões e com um sistema de medição “visual” utilizando uma câmera de vídeo (webcam). Os sistemas utilizados são; uma tela LCD de 24” (na horizontal ou na vertical), software de Digital Signage da Broadsign e sistema de medição da Cognovision “Anonymous Impression Metric (AIM) technology” (Tecnologia de Medição Anônima de Impressões – no caso, uma “impressão” é relacionada a uma pessoa que olhou para a tela).
O sistema oferece 3 níveis de métrica para anunciantes:
- Relatório de comprovação de exibição: Os relatórios da Broadsign foram recentemente auditados por empresas como Nielsen e Arbitron, assegurando credibilidade aos relatórios do sistema
- Relatório de interações: Cada toque em um botão gera a execução de um conteúdo específico que também é registrado em relatório. Nesse caso, mais do que a exibição de um anúncio, é registrado o interesse de alguém no PDV no produto
- Número efetivo de impressões: O sistema da Cognovision contabiliza quantas pessoas olharam para a tela, seu tempo de exposição, assim como outras informações como sexo e, em breve, faixa etária.
A utilização do nCAPSULE trouxe percepções novas sobre o comportamento dos consumidores, em substituição parcial a outras pesquisas tipicamente realizadas com pessoal em campo. Segundo o Diretor da Artisan, Stephen Ghigliotty: “Substituímos pranchetas e equipes de campo com um fluxo contínuo, e anônimo, de informações valiosas que nos permitem personalizar o conteúdo conforme as campanhas são executadas, gerando resultados positivos tanto em vendas quanto na percepção das marcas envolvidas”.
Comentários