Para essa primeira entrada no Blog, celebramos uma semana de relevantes acontecimentos em nosso segmento no panorama internacional:
- A OVAB lança no dia 29-out suas orientações sobre medição de audiências
A OVAB (Out-of-home Video Advertising Bureau), tem por objetivo fomentar o segmento de mídia digital OOH, com cunho publicitário, frente à comunidade compradora de mídia. Sua sede; Madison Avenue. São atualmente 35 membros, entre eles empresas como Arbitron, Adspace, Broadsign, CBS Outernet, Channel M, Nielsen, PRN, SeeSaw Networks e Zoom Media.
O documento tem por objetivo propor uma unidade de medição da audiência consistente para todas as operações de mídia digital out-of-home, possibilitando quantificar e comparar. Essa moeda comparativa relaciona a quantidade e características do público exposto ao veículo (telas), com a oportunidade de ver a comunicação durante sua unidade típica de tempo de comercialização.
Na prática, o trabalho de divulgação e aceitação dessa moeda começa agora. Há outras questões essenciais em que a OVAB está envolvida, relacionadas às dificuldades que compradores de mídia tem em gerenciar a compra entre múltiplas empresas de OOH. No entanto, isso é alimento para uma futura discussão...
- Empresas discutem o impacto da crise financeira no mercado de Mídia OOH internacional
Alguns estudos essa semana indicam tendências positivas.
- A PQ Media sugere que o Mercado continuará em expansão na casa dos dois dígitos, apesar da desaceleração econômica esperada para 2009. Investimentos em mídia OOH devem aumentar, segundo o estudo, 12,9% ao ano de 2007 a 2012. O mercado de OOH digital tem média estimada mais elevada, com 20% ao ano até 2012. Na análise de 2002-2007 o acúmulo foi de 23,1% ao ano.
- A Multimedia Inteligence prevê que o consumo de displays vai aumentar de 1.1 milhão em 2008 para 2.3 milhões em 2012.
A questão é, como será que essas tendências se materializarão nos mercados internacionais e como será a reação de nosso mercado latino americano? Poucas semanas atrás, uma acirrada discussão no palco do Maxi Mídia levantou a questão de maneira mais objetiva: Em meio a perdas financeiras, o orçamento vai para o tradicional e conhecido ou justamente é a hora de ser mais criterioso e buscar novas opções com maior retorno nos resultados por R$ investido?
O painel está aberto. Bem vindos.
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