Pular para o conteúdo principal

Digital out of Home a Primer: Marco na indústria DOOH e aproximação com métricas online.


-->

Lançado em final de Março de 2019, “Digital Out-of-Home - A Primer” é um documento compreensivo das melhores práticas do Digital Out-of-home, serve como o guia de referência mais atualizado já produzido por essa indústria para a comunidade publicitária.



O documento foi uma colaboração entre as principais entidades norte americanas de Out-of-Home e o IAB, organização que estrutura e apoia na padronização da mídia na internet desde anúncios no Google ou mídia social. Ao avançar na sinergia com a IAB, é também um documento marco na direção de integrar a indústria do Digital Out of Home (DOOH) com a mídia online.

Muitas dessas entidades são internacionalizadas e apontam a direção global da indústria, não necessariamente restringindo-se ao mercado Norte Americano.
As credenciais abaixo atestam a importância da iniciativa:



Digital Place-Based Advertising Association.
Digital Signage Federation.
Interactive Advertising Bureau.
Geopath.
Out of Home Advertising Association of America.

Para se aproximar da mídia online, o documento alinha definições e padrões para os processos de automação que definirão a geração presente e a futura da indústria de DOOH com impactos em todo o segmento de Mídia Exterior. Em 2017 descrevi em detalhes os passos iniciais que trouxeram a conclusão desse trabalho.

Há anos a indústria OOH discute o tema, mas se fragmenta em relação a definição de padrões para comunicação tecnológica entre as redes. Em maio de 2009 apoiei a ABOOH (na época chamada de ABDOH) a explorar em evento temática sobre padrões, caminhamos muito lentamente desde então. Foi apresentado com clareza no Brasil aos que se interessaram todas as etapas de transformação que ocorreriam nos próximos 10 anos na indústria internacional e nacional de Digital Out of Home.  

A mídia online, por sua vez, que inclui uma variedade de conteúdos multimídia, evoluiu em diversos padrões e se consolidou. Um reflexo direto é a previsão de investimentos em mídia online no mundo superarem os da TV aberta em 2019.

Os avanços que possibilitaram uma harmonização de tecnologias foi a incorporação de padrões web nas modernas redes de DOOH. Enquanto as primeiras gerações exibiam praticamente imagens e vídeos, redes modernas podem integrar com conteúdo web, mídias sociais e até mesmo reagir ao público enquanto se obtém métricas de audiência através de webcams integradas.






Nas próximas postagens apresentaremos uma versão em Português desse documento que é base para o sucesso de Campanhas DOOH, seja para anunciantes ou operadores de redes.

Boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  🚀 Navegando as Ondas Transformadoras das Métricas de DOOH 🚀   No dinâmico universo da publicidade, a constante é a mudança, mas os recentes avanços na evolução das métricas de Digital Out-of-Home (DOOH) tem sido uma verdadeira revolução. Nos últimos poucos anos testemunhamos mais transformações do que nas duas décadas anteriores combinadas. A mudança na forma de comprar DOOH em silos para uma integração dessas redes em estratégias omnichannel tem sido um divisor de águas. Enquanto a indústria abraça essa mudança, surge uma nova proposta de valor, impulsionada por dados e métricas.   Para anunciantes e publishers DOOH, essa transição traz oportunidades e desafios instigantes. Após 20 anos de pioneirismo na indústria DOOH e atualmente na posição de head de ad-tech na RZK Digital, um publisher DOOH na liderança da transformação digital e pDOOH no Brasil, aqui estão alguns dos nossos aprendizados recentes para contribuir com essa discussão global.   ...

Audiência Garantida, o que significa e por que é relevante para sua marca e para o DOOH?

Há quase 15 anos atrás me lembro de visitar um  DSE   em Las Vegas e me deparar pela primeira vez com sistemas de visão computacional para o mercado de digital signage. Havia a então novata francesa Quividi que acabara de inovar com   tecnologia de visão computacional anônima   e nessa feira trazia soluções de interatividade baseado em câmeras. No stand da Intel, sempre badalada nesses eventos, havia uma tecnologia similar chamada Cognovision. O que uma startup como a Quividi e uma líder mundial como a Intel nos apresentavam era a noção de que as marcas pagariam por audiências reais ao invés de audiências estimadas. Naquele momento essas tecnologias de medição de audiência ainda exigiam demais dos recursos computacionais e os projetos ficavam excepcionalmente caros até mesmo em redes pequenas ou de alto valor. Não a toa a Intel, que se beneficiaria da necessidade de CPUs mais poderosas, investia nessa visão. Mas a questão não era só essa, estávamos ainda nos primeiro...

O DOOH programático como meio premium em contextos omnichannel, impulsionado por dados e audiências segmentadas.

Na semana passada o IAB Australiano lançou sua versão atualizada do Attitudes to DOOH 2022 Report . O relatório apresenta resultados de uma pesquisa com 530 profissionais de publicidade entre agências, marcas e fornecedores de tecnologia desse país que é uma das principais referências da atualidade em DOOH programático (pDOOH). Nos fornece uma boa visão das tendências que rumam em nossa direção num prazo relativamente curto.   Algumas das principais estatísticas e conclusões: - 83% das agências já utilizaram pDOOH e 48% fazem uso regularmente. - Utilização de dados e segmentação, flexibilidade no formato de compra e relevância contextual dos ambientes foram os principais motivadores para utilizar pDOOH esse ano. - Impactar com ações diretas cresceu de 17% para 30% desde o relatório do ano anterior.   Em relação a métricas enxergamos que o DOOH está de fato inserido no contexto omnichannel ao compatibilizar seu sistema de métricas de maneira multiplataforma. Quand...